Como configurar o Servidor Web (Apache) e MySQL para o WordPress

Se você for meu cliente, ou tiver criado um site/blog ou loja aqui no neoricalex, saiba que você não precisa de fazer nada do que vou falar nesse artigo.

Eu já fiz isso para você, e é por isso que aqui no neoricalex temos uma excelente perfomance, que pode ser facilmente verificada através de uma qualquer ferramenta para esses efeitos, como por exemplo o GTMetrix que eu pessoalmente uso:

Perfomance do neoricalex. Fonte: GTMETRIX

Para otimizarmos  o desempenho de um site baseado em WordPress, para que nosso site possa ser bem rankeado no google temos de fazer umas configurações extras no Apache, assim como no MySQL.

Nesse artigo irei focar no Apache. Em um outro momento, talvez, digitarei um Artigo mais focado para o MySQL. Tudo vai depender da minha própria necessidade aqui no neoricalex, uma vez que, eu apenas ensino aquilo que eu próprio uso, e que você poderá verificar se assim o desejar.

Bom, também é importante falar que não vou entrar na parte técnica da coisa. Você apenas precisa de saber como configurar. Se quiser saber como funciona tudo o que vou falar aqui de forma mais especifica, não esqueça que o Google é nosso Amigo 🙂

OK. Então, um dos Tweaks que podemos fazer no Apache, é configurar o armazenamento em cache de conteúdo HTTP.

O Apache é capaz de fazer vários tipos de cache, incluindo o chave / valor, assim como o armazenamento em cache de arquivos.

Nesse artigo vou falar sobre o armazenamento em cache de conteúdo HTTP básico, que é a forma mais comum usada de armazenamento em cache com o Apache.

Se achar muito complicado, ou não tiver tempo para isso, se lembre que você poderá me contratar a qualquer momento. Será com enorme prazer que farei o serviço para você.

Vamos lá então colocar as mãos na massa.

Primeiramente vamos instalar os requerimentos básicos:

Feito isso vamos ativar os Módulos necessários do Apache:

Depois vamos reiniciar o Apache para as mudanças entrarem em vigor:

OK. Agora vamos configurar o virtual host. Como não tenho como saber qual é o seu, eu vou exemplificar com o arquivo de configuração padrão do Apache. Claro que você terá de adaptar para suas necessidades:

Salve e saia do arquivo.
Feito isso vamos fazer um pequeno teste para ver se existe algum erro:

Não apareceu erro? Beleza, vamos então reiniciar o Apache:

Ok. Agora navegue um pouco por seu site. Visite duas ou 3 páginas.
Feito isso vamos ver se o Apache está fazendo o Cachê direitinho:

Tem coisas escritas? Beleza está funcionando!
Como deletar o cachê?
Bom, sendo honesto eu não sei se existe uma forma mais formal de o fazer. Não encontrei nada a falar sobre isso. Se quiser limpar o cachê como eu limpo faça um simples:

Caso encontre uma forma melhor comente abaixo!

OK. Eu pensei que desse para falar tudo em um único artigo, mas já vi que vai ser muito longo. Então vou dividir um Tweak do Apache em um Artigo separado e dedicado ok?

Bom, nesse artigo eu ensinei você a usar o Apache como Cachê de Arquivos. No próximo artigo vou ensinar você a otimizar o .htaccess com mais alguns Tweaks bem úteis.

Está afim de aprender? Clique aqui.

  • Meus Artigos Mais Recentes
Desenvolvedor Hybrido (PHP/Python & Asterisk) Full-Stack

Sou um Auto-Didata da Old School mIRC e BBS.

Fã do Matrix e de tudo o que esteja relacionado a Astronomia e Fisica Quântica.

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário abaixo: