Qual é a melhor Hospedagem para WordPress?

OK. Tal como falei aqui no Artigo de boas-vindas á Plataforma neoricalex, não existe um único site na internet que não tenha sua própria hospedagem.

Também falei que, eu próprio, fundador do neoricalex, também tenho de ter uma hospedagem. E, também falei que, eu aqui no neoricalex, estou desenvolvendo a plataforma em cima do WordPress.

OK. Então mas afinal, qual é a melhor Hospedagem para WordPress? Sendo bem realista, a melhor hospedagem para WordPress é aquela que você próprio faz.

Eu sei que você esperaria que eu falasse para você que tal ou tal empresa era a melhor.

Verdade seja dita que não faltam empresas de hospedagem por ae …. Tem a Godaddy, HostGator, BlueHost, aqui no Brasil a LocaWeb e UOL Host, tem a WP Engine e sei lá eu mais agora …. No entanto sejamos honestos:

  • A Melhor Hospedagem é aquela que você próprio faz

Isso mesmo! A melhor hospedagem é aquela onde você tem 100% do contrôle sobre os arquivos que compõem seu website. Ou seja, a melhor hospedagem é seu próprio computador!

Você quer melhor hospedagem que essa? Se seu computador desligar a culpa é sua. Você pagou a energia?

Se seu computador estiver sem internet a culpa é sua. Você pagou a internet?

No entanto, sim, é verdade, manter o nosso computador de casa, ou do escritório ligado 24/24 horas e 7/7 dias se pode tornar bem complicado.

Não vou nem falar da “Roubalheira” que praticamente todas as fornecedoras de internet fazem aqui no Brasil.

Não sabe qual é? No Brasil é proibido contratualmente tornar seu computador pessoal em um servidor web.

Isso mesmo! Se você é pessoa física, e quer tornar seu computador pessoal em um servidor web, saiba que isso é perfeitamente possível tecnicamente, no entanto, isso é contratualmente proibido por todas as operadoras internet.

Não acredita? Leia seu contrato. Veja abaixo a alinea 3.4 do contrato da vivo fibra para Pessoas Físicas que você pode conferir o original aqui.

Contrato de Fornecimento do Serviço de Internet. Fonte: VIVO

Ou seja, não basta as complicações de ter de manter o computador de casa ligado 24/24, ainda tem te contar com a proibição de o fazer, se você assim o quiser.

OK. Mas, tirando essa opção, que acredito não ser aquilo que você quer …. Vou falar sobre as empresas existentes hoje no mercado. E falar onde é que o neoricalex se encaixa ae dentro. (se é que se encaixa)

Todas as empresas oferecem tudo o que você quiser. A diferença é o quanto é que você está disposto(a) a pagar. É verdadeiramente assim simples. Eu poderia falar que a Godaddy oferece isso e aquilo.

No entanto a LocaWeb também oferece!

Sendo bem honesto, até eu ofereço!!!!

Então não tem como eu falar para você qual é a melhor hospedagem. Depende de seu WebSite, assim como depende do quanto você está disposto(a) a pagar para ter tal ou tal serviço.

Eu vou falar para você aquilo que para mim deve ser uma boa hospedagem. Se você concordar beleza. Se não concordar beleza também.

Como falei, cada caso é um caso. Cada site é um site.

E, finalmente, aquilo que para mim é bom, para você pode não ser tanto assim.

Então vamos lá ….

Qual é, para mim, a melhor hospedagem WordPress?

Para mim, a melhor hospedagem WordPress é aquela que tem:

  • Uma Firewall por motivos óbvios de segurança, além de filtrar as requisições de acesso. (Exemplo: Sucuri)
  • Um Servidor do tipo “Load Balancing” para balancear as requisições da melhor foma possível.(Exemplo: NGINX)
  • Um Servidor do tipo “Cachê de Páginas” para guardar o conteúdo das páginas que dificilmente será trocado, como por exemplo as imagens, fotos, etc … (Exemplo técnico: VARNISH)
  • Um Servidor de páginas web (Exemplo: APACHE)
  • Um Servidor de Base de Dados (Exemplo: MySQL)
  • Um Servidor de armazenamento de estrutura de dados na memória (Exemplo: REDIS)
  • Um cachê de armazenamento de tradução de dados do tipo “Human-Read” para “Machine-Read” (Exemplo técnico: OPCACHE)

Essa é para mim a melhor configuração de hospedagem para qualquer site baseado no WordPress.

No entanto cada caso é um caso. Se seu site não tiver mais de 50 visitas diárias, você não vai precisar de tudo isso. E, claro, se você tiver um site com milhões de visitas diárias, tudo isso será apenas uma “perna” de um dos vários Cluster’s que você vai precisar.

Eu aqui no neoricalex, na hora em que estou digitando esse artigo possuo dois servidores:

  • Um Servidor de Páginas Web (Apache)
  • Um Servidor de Base de Dados (MySQL)

Para mim, na hora em que estou a digitar esse artigo, é o bastante para poder oferecer um serviço de primeirissima qualidade a meus clientes, e ainda, ter meu próprio site no estado-da-arte.

Ou seja, para mim pessoalmente, eu quero ter para mim, e oferecer a meus clientes, o que de melhor existe na internet. E quero estar, assim como oferecer a meus clientes, aquilo que for necessário para que os sites sejam rankeados nos primeiros lugares do google. Até porque, sejamos honestos, não existe ninguém que não queira estar em primeiro no google certo?

Para que o meu site, assim como os sites de meus clientes, possam ser rankeados na primeira página do google, precisam além de muitas outras coisas, PERFOMANCE.

E, existem várias ferramentas onde podemos medir essa perfomance.

Uma delas, e que eu uso pessoalmente, é o GTMETRIX.

Perfomance do neoricalex. Fonte: GTMETRIX
Perfomance do neoricalex. Fonte: GTMETRIX

O que me diz dessa perfomance? WordPress carregando em 0.6s ?! Com 100% no PageSpeed e 97% no Yslow?

Sim isso mesmo. A isso eu chamo um site no estado-da-arte. E é isso que eu quero manter aqui no neoricalex e oferecer a meus clientes.

Agora, claro tem muitas variáveis que precisam ser levadas em conta. Tem várias configurações que precisam ser feitas. E claro, muito trabalho ainda pela frente.

Quer saber como eu configurei o Servidor de Páginas Web (Apache), e Servidor de Base de Dados (MySQL) para chegar nesse resultado? Clique aqui.

 

  • Meus Artigos Mais Recentes
Desenvolvedor Hybrido (PHP/Python & Asterisk) Full-Stack

Sou um Auto-Didata da Old School mIRC e BBS.

Fã do Matrix e de tudo o que esteja relacionado a Astronomia e Fisica Quântica.

Desde os 8 anos que trabalho com computadores. Sim. Ficar aguardando o ZX Spectrum carregar e ficar lendo os Manuais do MS-DOS e BASIC para aprender a fazer linhas coloridas na TV deu trabalho!

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário abaixo: